Perfil

GABRIELA CASTRO

Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Pelotas, Gabriela fundou, junto com Marlus Araujo, a Mirabilis Studio - um laboratório de arte e tecnologia situado no Rio de Janeiro.

Seus projetos permeiam o universo da cenografia, arquitetura efêmera e multimídia, buscando a fusão entre criações virtuais e a fisicalidade das instalações e experiências.

Um interesse especial pelo desvendamento de formas norteia a sua pesquisa artística, que utiliza tanto técnicas analógicas (como o origami) quanto digitais como ferramentas de trabalho. A pesquisa por novos fenômenos e padrões observados na natureza também são recorrentes fontes para aplicações nos seus experimentos.

Dentre os mais de 50 projetos multimídia que desenvolveu, colaborando com diferentes equipes multidisciplinares, destaca-se a exposição Universo das Medições, para o Inmetro (Mirabilis Studio) e a direção de tecnologia para as instalações interativas permanentes do Museu do Amanhã (como equipe da SuperUber).

Seu projeto final de graduação "Parque Estação Urbana" foi premiado com Menção honrosa no concurso brasileiro "Opera Prima" em São Paulo (2009). Em 2011 participou do concurso, exposição e workshop "Archiprix Internacional EUA", realizado no MIT - Massachusetts Institute of Technology. Seu projeto "LOOP" foi selecionado entre os finalistas do "Movimento HotSpot 2013", na categoria de Cenografia. Atualmente, compõe a equipe de artistas convidados para desenvolver obras para o Multiverso, festival de arte generativa e programação criativa que ocupará a Praça Mauá com instalações artísticas em Setembro de 2018.

------------------------

gabriela@mirabilis.com

Follow GABRIELA CASTRO